Monday, October 27, 2008

you won this item


Amanhã dia 28 de Outubro às 19h, inaugura na Livraria Index no Porto, uma exposição colectiva a propósito do III Aniversário da mesma, onde participo em colaboração com "All Brain", com a instalação "You won this item".

Aqui fica o link para onde podem obter mais detalhes:

http://livrariaindex.blogspot.com/

"YOU WON THIS ITEM"
Uma instalação de Ana Efe+ All Brain

“You Won This Item” é uma instalação resultante de seis meses de pesquisa de miniaturas automóveis com cerca de 7cm, num conceituado site de leilões da internet.
Numa sociedade em que tudo adquiriu “preço”, atentamos na capacidade das pessoas, neste caso indivíduos residentes na Europa, para atribuírem preços às memórias de infância.
A escolha recaiu nas miniaturas automóveis, dado que acompanham toda a infância, e sobrevalorizam-se em relação ao produto inicial e meramente comercial, presença constante das brincadeiras de casa, de rua, e de trocas. O início dos primeiros negócios, onde são negociadas parte das memórias, por assim dizer, o objecto/brinquedo que permitiu corridas alucinantes ou apenas a criação/cópia de situações do quotidiano, reduzidas à escala 1/60.
O projecto envolveu a pesquisa de miniaturas com mais de 25 anos, brinquedos que foram guardados este período, por encerrarem nelas próprias, pedaços de memórias de infâncias,
laços afectivos, ordens e desordens.
Ana Efe+All Brain expõem os vários invólucros, em que essas pessoas exportaram pedaços delas mesmas, salientando o cuidado no registo caligráfico e concepção desses mesmos invólucros, pois tão importante como o preço atribuído à memória, foi o cuidado posto, na elaboração da embalagem que permitiu exportar essa memória para outro País. Ao abrirmos cada “package” tornámo-nos espectadores de uma vida supostamente alheia, experimentamos expectativas em que se misturam emoções de alegrias e tristezas. Parece que, agora, finalmente o objecto entrou no seu repouso. A contrariedade entre coisa dormente e coisa acordada.
Como não nos deram poderes para interromper esse sono, limitámo-nos a expor os meios.

A instalação aglutina estas memórias que foram importadas com fragmentos de memórias dos autores.


Index Livraria

Rua D. Manuel II, 320
4050-344 Porto

Tel.: 226 094 805
Fax: 226 094 807


Correio electrónico:
geral@indexlivraria.com
http://livrariaindex.blogspot.com/

Transportes públicos:
STCP 200, 201, 207, 302, 303, 501, 507, 601

Onde Estacionar:
Parque do Palácio de Cristal,
Rua do Vilar

Horário:
Segunda a Sexta-feira:
10:00 às 19:30
Sábados:
14:30 às 19:30

No comments: